Ação tenta barrar construção de posto em área de proteção ambiental em Manaus - Blog do Rio Negro - Amazonas





A campanha “Salve a Floresta Manaós”, criada para vetar o Projeto de Lei (PL) nº 582/21 - que altera a demarcação de parte da Área de Proteção Ambiental (APA) -, no bairro Coroado, zona Leste de Manaus, já recebeu a adesão de mais de 1,4 mil pessoas. A petição foi lançada por ativistas ambientais no dia 27 de junho por meio do site https://shre.ink/l2j1, após aprovação da proposta no último dia 21.


O PL foi aprovado por 31 vereradores da Câmara Municipal de Manaus. Apenas quatro parlamentares votaram contra. Na prática, o projeto viabiliza a construção de um posto de combustíveis na APA. Se sancionado dentro do prazo de 10 dias, a obra no local será executada pela empresa IBK Comércios e Serviços LTDA, alvo de investigação no Ministério Público do Amazonas (MP-AM), por irregularidades em licitações e contratos de serviços para outros municípios do Estado.

No texto da campanha, os ativistas criticam a ausência de participação popular e denunciam irregularidades na construção da proposta. Além disso, manifestam preocupação com as consequências socioambientais.

“Entre elas, está o fato de que o Projeto de Lei se baseia no Plano Diretor 671/2002, antigo Plano Diretor do município e que já foi revogado em 2019. E pior: a "consulta pública" que deveria ser realizada com a população local para avaliar o interesse e viabilidade do PL só ouviu 8 pessoas”, diz trecho da campanha.

A campanha também acusa o autor do PL, Diego Afonso (UB), de interesses morais por ser dono de um posto de gasolina na capital.


Os ativistas alegam, ainda, que a aprovação da proposta é um “mau exemplo” para a COP 30, que é a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Em 2025, o evento será sediado em Belém (PA).

“Qual mensagem o Prefeito comunica aprovando um PL que suprime parte de uma APA para construção de um posto de gasolina? É esse mesmo o exemplo que queremos dar pro resto do mundo? Não podemos desmatar nem mais um centímetro de floresta!”, protestam os ambientalistas.

A campanha contra a supressão da área verde é promovida pelos ativistas dos grupos Minha Manaus, Abaré, Associação de Advocacia Popular, Instituto Rebbú, Greenpeace Manaus e Líderes da Realidade Climática Amazonas promovem a campanha “Salve a Floresta Manaós”.

Apoio
Ao acessar o site da campanha, é preciso preencher o formulário disponível na plataforma do site. Os recados são enviados automaticamente por e-mail direcionado ao prefeito David Almeida.


PL
O PL foi aprovado após dois anos de tramitação na CMM e possui 146 páginas.


O vereador Diego Afonso justifica a proposta com base na alegação de que o comércio local já causou alterações na delimitação original da APA.


Rejeição
Na terça-feira, moradores do Conjunto Acariquara, Eliza Miranda e Lagoa do Japiim se reuniram para a elaboração de documento e abaixo-assinado para também vetar o projeto que permite a execução de obras para construção do posto de gasolina na área ambiental.

Em 2018, os moradores do Conjunto Acariquara protocolaram um outro abaixo-assinado contra a ação junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). O ato veio após Diego Afonso coletar assinaturas de pessoas que residem no local. Dos oito moradores consultados, sete se manifestaram a favor do empreendimento.

Impacto ambiental

A APA é a terceira maior floresta nativa urbana do país, com mais de 750 hectares, que fazem adjacência com os bairros Coroado, Japiim, Petrópolis, Armando Mendes, Zumbi dos Palmares e Distrito Industrial.


A região também é considerada um importante espaço de preservação da fauna e da flora, como o macaco sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), espécie que faz parte da lista de animais em risco de extinção na Amazônia.

Segundo especialistas, a construção do posto no território traz risco ao meio ambiente, como a contaminação das águas das bacias que deságuam na região. São cerca de 160 mil quilômetros.



https://barcelosnanet.com.br/acao-tenta-barrar-construcao-de-posto-em-area-de-protecao-ambiental-em-manaus/

Categorias

AMBEV abre 293 VAGAS de emprego Após Base Arpão Cultura Curiosidades detém ladrão no Centro de Manaus com 12 mil reais Dicas e macetes Downloads Educação em Nova Olinda do Norte Esporte estágio e aprendiz FESPOB Festas Fotos Hospital Geral de Barcelos adere ao Agosto Dourado Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição – Barcelos AM Lendas MPAM e DPE recomendam suspensão da divulgação do festival de parintins MPAM instaura Inquérito para apurar suposta irregularidade no uso do Fundeb em Anori Notícias Pastor que anunciou falsa cura da Covid-19 pode ter que pagar indenização de R$ 300 mil Pedido de impeachment de Wilson Lima e Carlos Almeida é oficialmente arquivado PF cumpre mandados de prisão contra fraudes em contratações na saúde em 4 estados Piadas e bobagens PIS/Pasep: CAIXA e BB liberam pagamentos de até R$ 2.090 Polícia Civil solicita ajuda da população para encontrar homem que desapareceu no bairro Compensa Polícia Militar Polícia Militar recupera seis veículos com restrição de roubo ou furto Polícia terá ampliação de frota de lanchas blindadas Policiais militares são mortos em tiroteio no Rio Abacaxi Política por meio da 24ª Cicom Prefeito Arthur Neto prorroga 4 decretos como medidas de prevenção à Covid-19 PREVBarcos retomam atividades no Amazonas Programa Vigia inaugura base fluvial para combate ao tráfico no AM Saúde Secretário afirma que suspeitos de assassinar PMs em Nova Olinda já foram identificados Sindicato aprova indicativo de greve contra retorno presencial das aulas em Manaus TJAM realiza primeira convocação de aprovados do concurso público de 2019 Turismo UEA retoma atividades acadêmicas na segunda-feira (03/08) Veja a listas de bairros de Manaus que podem ficar sem água nesta quarta-feira (5) Vídeo: I Espetáculo Banda Falcão Imperial - Teatro Amazonas Volta às aulas: grupos de alunos serão definidos e informados pela gestão escolar Wilker foi o único a votar contra relatório que arquiva o impeachment do Governador
 
Top