Vila de Moura, que fica em Barcelos, pode ser um dos novos municípios do AM. - Blog do Rio Negro - Amazonas

Pelo menos 27 comunidades rurais de 22 municípios do Amazonas, que anseiam em se tornar municípios, podem reacender esse desejo se o projeto de lei complementar (PLC) nº 416/2008, que tramita na Câmara dos Deputados, for aprovado.

De autoria do senador por Roraima, Mozarildo Cavalcanti (PTB), a matéria disciplina a criação de novos municípios no país e deve ser votada na Câmara dos Deputados após o feriado, no início de junho.

Entre as comunidades estão Santo Antônio do Matupi (Manicoré), Auatiparaná (Fonte Boa), Augusto Montenegro (Urucurituba), Auxiliadora (Humaitá), Axinim (Borba), Balbina (Presidente Figueiredo), Belém dos Solimões (Tabatinga), Bittencourt (Japurá), Caburi (Parintins), Cacau-Pirêra (Iranduba), Caiambé (Tefé), Camaruã (Tapauá), Canumã (Borba), Campina do Norte (Manacapuru), Caviana (Manacapuru), Iauaretê (São Gabriel da Cachoeira), Janauacá (Manaquiri), Messejana do Norte (Maraã), Mocambo (Parintins), Moura (Barcelos), Murituba (Codajás), Novo Remanso (Itacoatiara), Osório da Fonseca (Maués), Purupuru (Careiro), Rosarinho (Autazes), Sacambu (Manacapuru) e Tuiué (Manacapuru).


O DIFÍCIL CAMINHO DE MOURA (BARCELOS) PARA RETORNAR A SER MUNICÍPIO

Formação Administrativa ( A tragetória da criação dos municípios de Barcelos, Carvoeiro e Moura)
Elevado à categoria de vila com a denominação de Barcelos, em 06-05-1758.
Pela lei provincial nº 388, de 16-10-1878, transferiu a sede para vila de Moura.
Pela lei nº 538, de 09-06-1881, a sede volta a denominar-se Barcelos.
Em divisão administrativa referente ano de 1911, a vila é constituído de 4 distritos:
Barcelos, Tomar, Caboris e São Joaquim.
Assim permanecendo nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920.
O ato estadual nº 45, de 28-11-1930, a vila de Barcelos é extinta sendo seu território
anexado ao município de Moura.
Pelo ato estadual nº 33, de 14-09-1931, a vila é restaurada com a denominação de
Barcelos, desmembrada do município de Moura.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, a vila é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Elevado à condição de cidade com a denominação de Barcelos, pela lei estadual nº 68, de
31-08-1938.
Pelo decreto-lei federal nº 5812, 13-09-1943, Barcelos adquiriu o território do extinto
município de Moura, como simples distrito, pois com a criação do novo território de Rio Branco o então município de Moura perde grande parte de sua área para a criação do novo Território (no terrítório de Rio Branco foi então criado o município de Catrimani com terras do município de Moura)
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Pela lei estadual nº 1, de 12-04-1961, desmembra do município de Barcelos os distritos de
Carvoeiro e Moura, para constituir o novo município de Carvoeiro.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede, sendo novamente extintos os municípios de Carvoeiro e Moura.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009. Em 1988 a constrituição estadual recriou o município de Moura, o mesmo não sendo instalado até a presente data. Vários movimentos emancipacionistas ganham força no estado e Moura é uma grande candidata a voltar ser um dos prósperos municípios Amazonenses.

Atualmente Moura é apenas um povoado de Barcelos, não tendo o status de distrito. Possui, segundo dados da FGV uma população de
818 habitantes na área


Estas localidades com potencial para se tornarem autônomas são fruto de um estudo realizado pela Comissão Especial de Estudos para a Criação de Novos Municípios da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), em 2010.

A maioria das comunidades possui vocação agrícola e está localizada a uma distância considerável da sede de seus municípios. Segundo informações do estudo da Aleam, as populações variam de 5 mil a 18 mil habitantes, sendo Novo Remanso a comunidade mais populosa.

À época, o estudo foi motivado pelo projeto de lei 136/2010, de autoria do ex-deputado estadual Eron Bezerra (PCdoB), e dispõe sobre a realização de plebiscito para a criação destes novos municípios amazonenses. O Estado possui um total de 62 municípios contando com a capital, Manaus.

Mas, por questão de simetria, explicou o procurador-geral da Assembleia, Vander Góes, o PL da Aleam aguarda a decisão final do Congresso Nacional quanto à matéria de Mozarildo Cavalcanti, para poder ser discutido e, quem sabe, aprovado pela casa legislativa.

Categorias

AMBEV abre 293 VAGAS de emprego Após Base Arpão Cultura Curiosidades detém ladrão no Centro de Manaus com 12 mil reais Dicas e macetes Downloads Educação em Nova Olinda do Norte Esporte estágio e aprendiz FESPOB Festas Fotos Hospital Geral de Barcelos adere ao Agosto Dourado Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição – Barcelos AM Lendas MPAM e DPE recomendam suspensão da divulgação do festival de parintins MPAM instaura Inquérito para apurar suposta irregularidade no uso do Fundeb em Anori Notícias Pastor que anunciou falsa cura da Covid-19 pode ter que pagar indenização de R$ 300 mil Pedido de impeachment de Wilson Lima e Carlos Almeida é oficialmente arquivado PF cumpre mandados de prisão contra fraudes em contratações na saúde em 4 estados Piadas e bobagens PIS/Pasep: CAIXA e BB liberam pagamentos de até R$ 2.090 Polícia Civil solicita ajuda da população para encontrar homem que desapareceu no bairro Compensa Polícia Militar Polícia Militar recupera seis veículos com restrição de roubo ou furto Polícia terá ampliação de frota de lanchas blindadas Policiais militares são mortos em tiroteio no Rio Abacaxi Política por meio da 24ª Cicom Prefeito Arthur Neto prorroga 4 decretos como medidas de prevenção à Covid-19 PREVBarcos retomam atividades no Amazonas Programa Vigia inaugura base fluvial para combate ao tráfico no AM Saúde Secretário afirma que suspeitos de assassinar PMs em Nova Olinda já foram identificados Sindicato aprova indicativo de greve contra retorno presencial das aulas em Manaus TJAM realiza primeira convocação de aprovados do concurso público de 2019 Turismo UEA retoma atividades acadêmicas na segunda-feira (03/08) Veja a listas de bairros de Manaus que podem ficar sem água nesta quarta-feira (5) Vídeo: I Espetáculo Banda Falcão Imperial - Teatro Amazonas Volta às aulas: grupos de alunos serão definidos e informados pela gestão escolar Wilker foi o único a votar contra relatório que arquiva o impeachment do Governador
 
Top