
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu rever as regras para embarque, desembarque e transporte de viajantes em navios de cruzeiro vigentes desde o surgimento da pandemia de covid-19.
A queda do número de casos e mortes pela doença no Brasil motivou a revisão.
Não haverá mais, por exemplo, monitoramento constante da situação de saúde dos viajantes a bordo, com testagem diária dos passageiros e tripulantes.
O uso de máscara só continua obrigatório em situações específicas, como nos casos de pessoas que tiveram contato com quem suspeita que está doente ou confirmou ter o vírus, e no caso de quarentena na embarcação, quando todos os ocupantes deverão usar máscara.
As embarcações ainda precisam manter o monitoramento de casos a bordo e ter planos de prevenção e resposta à covid-19, mas esse plano não será mais avaliado pela agência antes do início das operações, e sim durante as inspeções.
O controle sanitário do embarque passa a aceitar, para admissão de passageiros e tripulantes no navio, o esquema vacinal primário completo ou teste negativo para covid-19.
Até então, a vacinação era obrigatória, não podendo ser substituída pela apresentação de teste.
A Anvisa também revogou a proibição de eventos coletivos nos terminais, de operações simultâneas no mesmo terminal, e a obrigatoriedade de vacinação completa aos trabalhadores dos terminais.
Também foi revogado o limite de 75% de ocupação da embarcação. Uma novidade trazida pela nova resolução é de que as embarcações vindas do exterior somente poderão entrar em portos brasileiros designados pela Organização Mundial da Saúde, de modo a garantir que haja equipe de fiscalização da Anvisa nesses pontos de entrada.
Nessa última decisão, a Anvisa manteve a obrigatoriedade de atendimento médico gratuito a bordo para casos suspeitos, a testagem de casos suspeitos e contatos próximos, a necessidade de isolamento para casos suspeitos a bordo, além da existência de um plano de prevenção e resposta à covid 19 a bordo.
As embarcações deverão assegurar reserva mínima de 2% de cabines para isolamento de casos confirmados e suspeitos.
A decisão da diretoria da Anvisa, proferida em reunião extraordinária ocorrida no fim da tarde de hoje (29), levou em consideração a queda no número de casos e mortes por covid-19 no Brasil.
Durante a reunião, o diretor relator, Daniel Fernandes Pereira, destacou em seu voto a redução de 33% no número de casos novos em relação a agosto.
A média móvel no mesmo período também segue em tendência de queda, ainda que menos expressiva, de 4%.
“Considerando a evolução do cenário epidemiológico, o avanço da vacinação no Brasil e no mundo, o acompanhamento das operações nas embarcações durante dois meses de operações de cruzeiro nas temporadas 2021/2022, fez-se necessário reavaliar os requisitos para embarque e desembarque e transporte de viajantes em embarcações que circularão pelo Brasil na temporada de navios de cruzeiros 2022/2023, de modo a manter a proporcionalidade e a eficácia das medidas frente ao risco sanitário atual”, disse o relator da resolução aprovada hoje.
Principais cruzeiros da temporada 2022/2023

O Costa Luminosa terá três cruzeiros de travessia no Brasil, os grand cruise, sendo o terceiro, com 15 dias de duração, acontecendo entre março e abril de 2023.
O embarque é no porto do Rio de Janeiro (RJ) e o cruzeiro sobe pela costa do Nordeste, parando em Ilhéus (BA), Salvador (BA), Recife (PE) e Belém (PA). Depois navega no rio Amazonas, passando por Macapá (AP) e Santarém (PA), antes do desembarque em Manaus.
A Oceania Cruises terá três navios com cruzeiros no Brasil na temporada 2022/2023. Com embarques em Miami e também no Rio de Janeiro, o navio Marina terá cinco roteiros passando pela costa brasileira, entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023.
Os roteiros com embarque em Miami percorrerão o rio Amazonas com paradas em locais como Santarém, Parintins (AM) e Manaus, entre outras localidades.
Em novembro deste ano, o Insignia, da Oceania Cruises, fará uma navegação de oito dias pelo rio Amazonas, trecho brasileiro de um cruzeiro de longa duração que também percorre diversas ilhas caribenhas.
Com embarque e desembarque em Miami, o roteiro de 25 noites incluirá visitas a Santarém, Manaus, Parintins e Alter do Chão (PA).
O navio Sirena terá um roteiro similar ao do Insignia, entretanto, será realizado em novembro de 2023 e terá 24 dias de duração.
O embarque e desembarque será no porto de Miami e durante o itinerário, o cruzeiro navegará oito dias pelo rio Amazonas, visitando Santarém, Boca do Valéria (PA), Manaus, Parintins e Alter do Chão. No percurso de ida e volta, também passará pelas ilhas do Caribe.
Em março de 2023, o Voyager, da Regent Seven Seas, iniciará outro roteiro de dez noites saindo de Buenos Aires e com desembarque no Rio de Janeiro.
Da capital fluminense, o navio partirá em um cruzeiro de 21 noites em direção a Miami.
No percurso realiza paradas em Maceió (AL) e Recife, e navega pelo rio Amazonas visitando Alter do Chão, Manaus, Parintins e Santarém, antes de voltar ao Atlântico. O Navigator, também da Regent Seven Seas, oferece dois roteiros pela Amazônia.
O primeiro começa em novembro de 2022, com 25 dias de duração. E o segundo em abril de 2023, com 24 dias. Ambos terão embarque e desembarque em Miami, cruzando por ilhas do Caribe até o rio Amazonas, onde visita localidades como Santarém, Boca do Valéria, Manaus, Parintins e Alter do Chão.
A Holland America, por sua vez, alocou um navio de sua frota para visitar o Brasil, o Volendam.
O seu cruzeiro com 28 dias de duração terá embarque e desembarque em Fort Lauderdale (Flórida), e um dos trechos incluirá uma navegação no rio Amazonas passando por Santarém, Alter do Chão, Parintins, Boca do Valéria e Manaus.
O Seabourn Venture terá itinerários com paradas no litoral brasileiro e algumas com roteiros dedicados à Amazônia. No segundo itinerário de seis, o navio fará um cruzeiro de 12 noites com saída no Rio de Janeiro e chegada em Manaus, visitará Búzios (RJ), Recife, Natal (RN), Macapá, Santarém e Parintins.
No início de abril de 2023, o Seabourn Venture faz um roteiro de dez noites no coração da Amazônia, onde parte de Manaus e termina a viagem em Iquitos, no Peru. A partir da localidade peruana, o navio faz o percurso inverso navegando pelo rio Amazonas até Manaus, em um novo roteiro de dez dias.
A última viagem do Venture será um itinerário de 22 dias, em abril de 2023, com embarque em Iquitos (Peru) e desembarque na Ilha de Santiago, em Cabo Verde.
No percurso pelo rio Amazonas visitará Manaus, Boca dos Botos, Parintins e Santarém, passando ainda por Macapá. A última parada antes do desembarque será na ilha dos Diabos, na Guiana Francesa.
A Silversea é outra companhia marítima de luxo com passagem pelo Brasil, com três navios. Como as embarcações da frota são menores, os roteiros permitem visitas a pequenos portos.
Em maio de 2023, o terceiro navio oferece roteiro pela Amazônia, o Silver Shadow, com capacidade para 388 hóspedes. O embarque será em Manaus e o desembarque em Fort Lauderdale, na Flórida.
Inclui visitas a Parintins, Santarém e depois parte para ilhas caribenhas Mayreau Islands, St. Barthelemy, St. John’s e San Juan.
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