Representantes do Amazonas vão pedir providências a novo ministro sobre situação dos portos do Estado - Blog do Rio Negro - Amazonas

A situação dos portos construídos no Amazonas, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Territorial (Dnit), vai ser discutida em Manaus, pelos deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), com o ministro dos Transportes, César Borges.

A data da reunião será acertada esta semana, pelo presidente da Frente Parlamentar, deputado Cabo Maciel (PR). O movimento político foi criado para defender a construção do novo porto de Itacoatiara, a 270 quilômetros da capital, e será ampliado para outros municípios, onde os terminais estão interditados pela Marinha, por problemas nas estruturas.

A proposta da agenda com o ministro foi apresentada nesta segunda-feira (08), pelo vice-presidente da Frente Parlamentar e líder do governo, deputado Sinésio Campos (PT). De acordo com Sinésio, a Assembleia vai discutir uma pauta ampla com o ministro César Borges, mostrando, além de Itacoatiara, outros municípios que apresentaram problemas nos portos construídos pelo Dnit, como por exemplo, Novo Airão, São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Barcelos, Tefé, Humaitá, Manacapuru e Nova Olinda do Norte.

O petista recomendou a participação de todos os representantes da bancada do Amazonas na Câmara e no Senado Federal no encontro com o ministro dos Transportes. “Queremos ver a integração de todos os deputados e senadores nessa pauta que não é nossa, da Assembleia, mas de vários municípios e das populações que clamam por uma solução urgente. Estamos diante de um problema sério e que atinge a economia e a vida das pessoas nos interior”, afirmou Sinésio.

Segundo o deputado, o Governo Federal tem de apresentar uma solução para os problemas dos terminais hidroviários de cargas e de passageiros. “Não podemos mais ficar aqui esperando o Dnit nos dar uma resposta que nunca vêm. É a segunda vez que o órgão não envia um representante para discutir a situação dos portos no nosso Estado”, disse o parlamentar, que também é líder do governo da presidente Dilma Housseff no Amazonas.

Porto estratégico – O encontro contou com a participação do presidente da ALE, deputado Josué Neto (PSD), líder do governo, deputado Sinésio Campos (PT) e dos deputados José Ricardo Wendling (PT), Francisco Souza (PSC), Sidney Leite (DEM) e Conceição Sampaio (PP), que aprovaram a indicação do líder governista. “O nosso trabalho é resolver o problema. O Governo do Estado fez a sua parte. A empresa de forma irresponsável planejou e executou mal a obra e o resultado é esse que estamos vendo, com portos caindo e prejudicando as cidades”, disse Josué Neto.

Também estiveram no encontro o presidente da Câmara de Itacoatiara, vereador Raimundo Silva (PSD) e os vereadores Cheila Moreira (PT), Air Neto (PDS), Arialdo Guimarães (PPS), Marcos Holanda (PCdoB) e Bosco Rodrigues (PP), que vão fazer parte da comitiva da Frente Parlamentar em Brasília.

O encontro contou com a presença da coordenadora dos Terminais Hidroviários da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Ivete Dibbo, do chefe do Departamento de Engenharia do Interior do órgão, Mário Jorge Dutra, e do supervisor Portuário da Superintendência de Navegação, Portos e Hidrovias (Snph), Juscelino da Costa Silva, além do superintendente adjunto da Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental do Ministério dos Transportes, Jorge Barroso e do capitão de Mar e Guerra da Capitania dos Portos, César Machado.

Fonte: CBN

Categorias

AMBEV abre 293 VAGAS de emprego Após Base Arpão Cultura Curiosidades detém ladrão no Centro de Manaus com 12 mil reais Dicas e macetes Downloads Educação em Nova Olinda do Norte Esporte estágio e aprendiz FESPOB Festas Fotos Hospital Geral de Barcelos adere ao Agosto Dourado Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição – Barcelos AM Lendas MPAM e DPE recomendam suspensão da divulgação do festival de parintins MPAM instaura Inquérito para apurar suposta irregularidade no uso do Fundeb em Anori Notícias Pastor que anunciou falsa cura da Covid-19 pode ter que pagar indenização de R$ 300 mil Pedido de impeachment de Wilson Lima e Carlos Almeida é oficialmente arquivado PF cumpre mandados de prisão contra fraudes em contratações na saúde em 4 estados Piadas e bobagens PIS/Pasep: CAIXA e BB liberam pagamentos de até R$ 2.090 Polícia Civil solicita ajuda da população para encontrar homem que desapareceu no bairro Compensa Polícia Militar Polícia Militar recupera seis veículos com restrição de roubo ou furto Polícia terá ampliação de frota de lanchas blindadas Policiais militares são mortos em tiroteio no Rio Abacaxi Política por meio da 24ª Cicom Prefeito Arthur Neto prorroga 4 decretos como medidas de prevenção à Covid-19 PREVBarcos retomam atividades no Amazonas Programa Vigia inaugura base fluvial para combate ao tráfico no AM Saúde Secretário afirma que suspeitos de assassinar PMs em Nova Olinda já foram identificados Sindicato aprova indicativo de greve contra retorno presencial das aulas em Manaus TJAM realiza primeira convocação de aprovados do concurso público de 2019 Turismo UEA retoma atividades acadêmicas na segunda-feira (03/08) Veja a listas de bairros de Manaus que podem ficar sem água nesta quarta-feira (5) Vídeo: I Espetáculo Banda Falcão Imperial - Teatro Amazonas Volta às aulas: grupos de alunos serão definidos e informados pela gestão escolar Wilker foi o único a votar contra relatório que arquiva o impeachment do Governador
 
Top