Expedição que valoriza as culturas indígenas da América do Sul virá a Manaus com apoio do Governo do Amazonas - Blog do Rio Negro - Amazonas

Manaus será a primeira capital brasileira a receber a Expedição Ruta Inka, que foi criada em 2000 no Peru e percorre lugares arqueológicos e comunidades indígenas, com o objetivo de valorizar as culturas desses povos na América do Sul. Com saída prevista para 21 de junho do próximo ano no Chile e chegada em agosto à capital amazonense, a expedição chega à nona edição e terá aproximadamente 150 pessoas, entre pesquisadores e estudantes (indígenas e não indígenas) de vários países.

O trajeto é feito por meio de navio, ônibus, trilha e trem. Assim que chegam ao local programado, os visitantes ficam acampados e chamam a atenção da sociedade para a importância da ação.

A vinda a Manaus terá o apoio institucional do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind). “A Seind apoia de forma institucional a iniciativa, considerando que o trabalho desenvolvido visa difundir e valorizar a cultura dos povos indígenas da Amazônia nos cinco continentes do mundo”, disse o secretário do órgão, Bonifácio José Baniwa, que recebeu o presidente da Associação Ruta Inka (entidade peruana organizadora da expedição), Ruben La Torre, nesta sexta-feira (23). “Somos favoráveis que se concretize, na sua plenitude, no âmbito do Estado do Amazonas”, acrescentou Bonifácio.

Minga

Ruben La Torre, 50, é indígena da etnia peruana Quechuas e tem percorrido diversos países em busca de apoio. Esta deverá ser a última expedição na América do Sul e, segundo ele, Manaus não poderia ficar fora do roteiro. “No Império Inca, os indígenas não tinham dinheiro, mas faziam as coisas. Isso se chama minga, que é o trabalho coletivo para o bem comum”, resumiu Rubem La Torre, em referência à importância da expedição ao Amazonas.

Duas etapas

Formada por indígenas de Peru, Bolívia e Equador, a Associação Ruta Inka realiza a expedição há uma década na América do Sul. Para 2013, a atividade foi dividida em duas etapas, com a participação de 300 pessoas. A primeira percorrerá Chile, Argentina e terminará nas ruínas pré-hispânicas de Tiahuanaco, na Bolívia, também com 150 participantes. A segunda segue da Bolívia para o Peru, de onde cruzará o rio Amazonas até Manaus. “É uma oportunidade para qualquer estudante do mundo interessado nas culturas indígenas dos países em questão e também para aqueles que querem conhecer a Amazônia e sua diversidade”, destacou La Torre, que é natural de Cusco (a uns 400 quilômetros de Lima) e já foi diplomata do Peru e vice-cônsul do país em São Paulo, na década de 1990.

Categorias

AMBEV abre 293 VAGAS de emprego Após Base Arpão Cultura Curiosidades Dicas e macetes Downloads Educação Esporte FESPOB Festas Fotos Hospital Geral de Barcelos adere ao Agosto Dourado Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição – Barcelos AM Lendas MPAM e DPE recomendam suspensão da divulgação do festival de parintins MPAM instaura Inquérito para apurar suposta irregularidade no uso do Fundeb em Anori Notícias PF cumpre mandados de prisão contra fraudes em contratações na saúde em 4 estados PIS/Pasep: CAIXA e BB liberam pagamentos de até R$ 2.090 PREVBarcos retomam atividades no Amazonas Pastor que anunciou falsa cura da Covid-19 pode ter que pagar indenização de R$ 300 mil Pedido de impeachment de Wilson Lima e Carlos Almeida é oficialmente arquivado Piadas e bobagens Policiais militares são mortos em tiroteio no Rio Abacaxi Polícia Civil solicita ajuda da população para encontrar homem que desapareceu no bairro Compensa Polícia Militar Polícia Militar recupera seis veículos com restrição de roubo ou furto Polícia terá ampliação de frota de lanchas blindadas Política Prefeito Arthur Neto prorroga 4 decretos como medidas de prevenção à Covid-19 Programa Vigia inaugura base fluvial para combate ao tráfico no AM Saúde Secretário afirma que suspeitos de assassinar PMs em Nova Olinda já foram identificados Sindicato aprova indicativo de greve contra retorno presencial das aulas em Manaus TJAM realiza primeira convocação de aprovados do concurso público de 2019 Turismo UEA retoma atividades acadêmicas na segunda-feira (03/08) Veja a listas de bairros de Manaus que podem ficar sem água nesta quarta-feira (5) Volta às aulas: grupos de alunos serão definidos e informados pela gestão escolar Vídeo: I Espetáculo Banda Falcão Imperial - Teatro Amazonas Wilker foi o único a votar contra relatório que arquiva o impeachment do Governador detém ladrão no Centro de Manaus com 12 mil reais em Nova Olinda do Norte estágio e aprendiz por meio da 24ª Cicom
 
Top