O filme fala sobre a vida dos piabeiros, pescadores que vivem às margens do rio Negro no município de Barcelos em busca de peixes ornamentais. Esses pescadores, geralmente mal remunerados, não têm direitos trabalhistas. Levam a família e o pouco que têm na busca pelos peixes que, posteriormente, serão revendidos a preços elevados no mercado externo. As nuances sociais e econômicas desta atividade são o foco do filme, de 52 minutos, dirigido por José Guedes.
A atividade de pesca ornamental é uma das cadeias produtivas mais desarmônicas. De um lado, os pescadores, que vivem no maior arquipélago fluvial do mundo, com 1400 ilhas, num cenário de extrema beleza, mas que não têm acesso a direitos básicos de cidadania. Do outro, os intermediários, que vendem o peixe do mesmo modo que foi capturado por um preço infinitamente superior.
O filme ouve os piabeiros e levanta a discussão sobre o preço do crescimento econômico em regiões como a de Barcelos, no Amazonas, e sobre a necessidade de planejamento e fiscalização desse tipo de atividade. O DOCTV é um programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Fundação Padre Anchieta, TV Cultura e Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), com apoio da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD).
O documentário esta dividido em seis partes no YouTube, segue links abaixo: